As diferentes etapas da criatividade

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

As diferentes etapas da criatividade

Mensagem  Prof Clever em Sex Jun 26, 2009 8:44 pm

De acordo com o texto, existem 5 etapas para a criatividade. Qual a sua opinião sobre cada uma delas e como você pode realizar cada uma delas.
avatar
Prof Clever
Admin

Mensagens : 12
Data de inscrição : 20/06/2009
Idade : 38

http://designetfar.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

etapas da criatividade

Mensagem  Vagner Grasselli em Qua Jul 08, 2009 6:01 am

Etapas da criatividade:

1º) Criatividade passo-a-passo: O design tem que absorver todas informações disponíveis, sem criatividade não tem como desenvolver um produto inovador, pois se não o que ele vai fazer é copiar e melhorar um produto já existente.

2º) Preparação: O mais importante nessa etapa é obter o maior número de informações possiveis,seje pela internet, lojas entrevistas, fazer a pesquisa de mercado para saber e entender mais sobre o produto a ser desenvolvido.

3º) Geração de idéias: Temos que pensar em nossos projetos, nos problemas, mas não podemos focar só neles, e sim abrir os horizotes para nos inspirar em outros produtos, e dai sim começar a assimilar, interligar informações e idéias. Uma técnica muito usada é o Brainstorning.

4º) Seleção de idéias: Após gerar várias idéias, agora tem que identificar, encontrar o que melhor soluciona o problema. Pode ser mais que uma idéia e ai começa a criação para combina-las e adapta-las.

5º) A perfeição vem da prática: Se você faz um projeto, pode levar meses para termina-lo, após dizer tá pronto, terminei, se for analisar bem o projeto, você vai ver que sempre dá para melhorar mais.Quanto mais prática mais perto da perfeição.
Por isso o design sempre tem que se avaliar e uma ferramenta muito usada é a avaliação FISP.

Vagner Grasselli
Participação nos fóruns

Mensagens : 5
Data de inscrição : 08/07/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: As diferentes etapas da criatividade

Mensagem  bruna em Qui Jul 09, 2009 10:05 pm

cheers oii!
1-Criatividade passo-a-passo:
O designer tem que juntar todas as informações disponiveis, e com muita criatividade criar ideias novas para melhorar e facilitar o nosso dia a dia.

2-Preparação:
A preparação é muito importante para o desenvolvimento de um produto. Precisamos o maximo de informações sobre o produto, fazendo pesquisas, entrevistas, olhar fotos e catalogos, e se manter informado sobre as tendencias e sobre o que já existe.

3-Geração de idéias:
Nesta etapa precisamos libertar os diversos assuntos que envolvem o produto affraid ...e não são poucos. Não podemos nos focar somente no que ele é e o que faz. Concordo com o que o Vagner disse, é muito importante fazer o brainstorning.

4- Seleção das idéias:
Na seleção da melhor idéia, temos que ficar bem atentos para escolher realmente a melhor, mas podemos tambem juntar as melhores idéias, fazendo com que uma complete a outra.

5-A perfeição vem da prática:
Todos os projetos que realizamos, ao terminar cada um deles e ver eles prontos, se deparamos com varios probleminhas, que logo pensamos em melhorar. Se pensarmos sempre assim nossa capacidade criadora vai se aperfeiçoando.
Novamente tenho que concordar com o colega Vagner, "...quanto mais prática mais perto da perfeição".

Razz...ate mais!

bruna
Participação nos fóruns

Mensagens : 5
Data de inscrição : 09/07/2009
Idade : 27
Localização : Farroupilha

Voltar ao Topo Ir em baixo

as principais ferramentas da criatividade

Mensagem  Rodolfo Godinho em Seg Jul 13, 2009 5:50 am

CRIATIVIDADE PASSO-A-PASSO;Ja dis pelo nome é uma geração de idéias, com o maximo de criatividade.
PREPARAÇÃO: São todas as informações sobre possíveis problemas podendo preparar diversas maneiras, para se resolve.
GERAÇÃO DE IDÉIAS: Abrir a imaginação, nos libertar dos bloqueios exercitando os pesamentos para gerarmos muitas idéias para os projetos etc...
SELEÇAÕ DAS IDÉIAS: Ela segnifica gerar idéias, é mais rigorozo, se define em identifizcar no meio das idéias geradas, aquela que o melhor soluciona.
A PERFEIÇÃO VEM DA PRÁTICA;Que além de só gerar possivéis idéias,soluções;nem semprenós temos que ficar no papel,temos que partir para a prática,fazendo mockup;protótipos;
COMO EU POSSO REALIZAR TODAS ESSAS TAREFAS;
Na Ciatividade passo-a-passo;Eu posso gerar bastantes alternativas fazendo pesquisas e mto mais.
Na Peparação;Preparo todas as informações possivéis soluções de problemas.
Na Gração de idéias;Começo a ter imaginação desenvolvendo todo o tipo de idéia que passa pela minha cabeça parecido com o Braistorming.
Na seleção de Idéias;Começo a selecionar as melhores idéias que se adequam ao meu produto.
A Prática;Resumo todas essas ferramentas e começo a desenvolver a pratica,fazendo alguns mockup para ter um noção de como seria o meu projeto.
Sem essas etapas seria impossivél para realizar um projeto...Rodolpho


Última edição por Rodolfo Godinho em Seg Jul 13, 2009 6:31 am, editado 1 vez(es)

Rodolfo Godinho

Mensagens : 3
Data de inscrição : 09/07/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: As diferentes etapas da criatividade

Mensagem  Baloy em Ter Jul 14, 2009 7:24 am

[font=Comic Sans Ms] Etapas da criatividade:

1-Criatividade passo-a-passo: Procurar entender as necessidades, e por meio dessa, vir a desenvolver um produto que seja adequado aos critérios prescritos.

2-Preparação: Nessa fase o Designer deve ter em mente os problemas e suas possíveis soluções, para partir para a geração da idéia com um perfil de projeto definido.

3-Geração de idéias: O Designer deve ter sua mente "treinada" para não seguir somente o real, deve viajar entre os absurdos.(é daí q normalmente surgem as melhores idéias).

4-Seleção de idéias: Após seguir os passos anteriores, deveremos ter em mãos muitas alternativas, com as quais deveremos estudar qual se encaixa melhor nas necessidades existentes, e então teremos resolvido ou amenisado mais um problema.

5-A perfeição vem da prática: Não existe perfeição sem prática, não tem como alguem com apenas uma alternativa, tenha resolvido um problema, sempre haverá uma melhoria a fazer, ou uma nova maneira.

---->Abraço a todos....Eloi Peltz

Baloy

Mensagens : 1
Data de inscrição : 09/07/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Etapas da Criatividade

Mensagem  Luan Gomes em Qua Jul 15, 2009 12:28 am

Criatividade passo a passo: Onde podemos ter pensamentos e elaborar idéias diferenciadas, sem ignorar as que pareçam impossíveis. Pensando nas ações que iremos executar com o produto, ajuda a não se limitar nas formas de produtos já existentes.

Preparação: Quando estudamos todas as informações dos problemas, mais recursos nós adquirimos para a possível solução do mesmo, facilitando na elaboração e melhoria do produto desenvolvido.

Geração de Idéias: Devemos explorar o máximo das idéias sem a preocupação das restrições. Muitas vezes desistimos de ótimas idéias por não enfrentar os problemas que teriam soluções.

Seleção de Idéias: É necessário fazer a seleção para que possamos escolher aquela idéia que mais teve destaque, suprindo as necessidades das exigências do produto, e agregando outros pontos importantes que foram elaborados na etapa da geração de idéias.

A perfeição vem da prática: Muitas vezes os problemas enfrentados durante o desenvolvimento não são causados apenas por alternativas criadas, e sim, das diferentes áreas ou pessoas envolvidas. Em algumas técnicas como a avaliação FISP é possível avaliar os problemas estudando cada fase dos mesmos, procurando soluções e mantendo o cuidado na área que antes estava com deficiência, sempre aperfeiçoando as diferentes etapas e setores envolvidos trazendo mais qualidade na criação de novos produtos ou de novas idéias.

Abraços,

Luan de Lima Gomes

Luan Gomes

Mensagens : 2
Data de inscrição : 12/07/2009
Idade : 27
Localização : Farroupilha

Voltar ao Topo Ir em baixo

ETAPAS DA CRIATIVIDADE

Mensagem  Fernando_Badim em Qui Jul 16, 2009 2:03 am

1-CRIATIVIDADE PASSO-A-PASSO: seguindo os três passos que compõe essa etapa, primeiro pequisando (e muito), definindo assim o conceito, após gerar as alternativas com o máximo de criatividade possível e selecionar a melhor alternativa, com certeza será um bom projeto, pois não se pode cair direto na primeira alternativa e achar que ela vai resolver todos os problemas que foi encontrado no caminho! Tem que se feito uma boa pesquisa antes de tudo, pra ter uma boa base e saber por onde ir. Se isso não for feito o projeto não sairá bom! Para desenvolvê-la é preciso ir atrás de informações sobre concorrentes, visitar lojas, empresas, sites na internet sobre o assunto, etc. Após definir um publico alvo e o cenceito que será utilizado, para somente depois começar a desenhar as alternativas e ai sim definir aquela que se adapta ao que foi proposto no ínicio.

2-PREPARAÇÃO: apartir da preparação, fazendo pesquisas, brainstorm, definindo conceito, púcblico alvo é que começamos a pensar em desenhar as alternativas para nossos produtos, buscando o que foi estabelecido.

3-GERAÇÃO DE IDÉIAS: para desenvolver idéias, não devemos pensa em que processo vamos utilizar, como será feito, de que material, pois isso nos bloqueará de muitas idéias boas. Uma boa maneira de desenvolver alternativas é pensar na ação que a passoa terá com o produto, no problema que ele representa, assim as idéias que serão garadas sairão muito melhor.

4-Seleção de idéias: é um dos passos mais difíceis, pois é a hora de escolher entre as várias alternativas que foram desenvolvidas, aquela que se adapta ao seu conceito e que resolva o problema visto.

5-A PERFEIÇÃO VEM DA PRÁTICA: é praticando que se aprende. Se uma pessoa aprende a fazer algo e não a fizer mais, essa pessoa vai esquecer do que aprendeu; assim funciona com a criatividade, é só exercitando que a pessoa vai evoluir e aprimorar seus conhecimentos.

Fernando_Badim

Mensagens : 4
Data de inscrição : 27/06/2009
Idade : 28
Localização : Farroupilha

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: As diferentes etapas da criatividade

Mensagem  Deivid em Qui Jul 16, 2009 9:21 pm

1-CRIATIVIDADE PASSO-A-PASSO:

Nessa etapa devemos esquecer totalmente o que bloqueia a nossa mente para que possamos imaginar algo utilizando a nossa imaginação. Devemos conhecer bem o problema e utilizar muita pesquisa.

2-PREPARAÇÃO:

Para termos boas idéias é necessário absorvermos o máximo de infomações possíveis sobre o problema, usar o máximo da imaginação, devemos comparar a melhor idéia com a lista de necessidades que o problema deve atender.

3-GERAÇÃO DE IDEIAS:

Temos que continuar com a nossa mente aberta e sempre que termos uma idéia é interessante anotarmos ou fazer um esboço do desenho. Não devemos poupar papel e caneta nessa fase. Não devemos bloquear nossa mente de idéias óbvias também.

4-SELEÇÃO DAS IDEIAS:

Essa fase é bem disciplinada, pois temos que ser rigorosos quanto a escolha da alternativa que melhor atende ao problema proposto. Também exige muita criatividade para assimilar a idéia com o problema.

5-A PERFEIÇÃO VEM DA PRÁTICA:

A melhor maneira de manter nossa criatividade em forma é praticar sempre, utilizando de várias ferramentas como o desenho, textos, pesquisas e avaliação das mesmas. Ser criterioso e saber cobrar o melhor de si mesmo
avatar
Deivid

Mensagens : 2
Data de inscrição : 09/07/2009
Idade : 27
Localização : Farrop's

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: As diferentes etapas da criatividade

Mensagem  paula bellaver em Sex Jul 17, 2009 6:14 pm

Inspiração inicial: Paramim um método fácil para essa inspiração, é analisar o produto proposto que já existe e o ambiente em que ele se localiza.
Preparação: É um caminho mais complicado pois é a fase ao meu entender que devemos compreender o que estamos fazendo para que possamos melhorá-los
Incubação e Iluminação: Andam em paralelo pois é nesta fase que devemos traçar tempos e tarefas a serem cumpridas.
Verificação: Por fim, então, o encerramento do produto e analisá-lo.

paula bellaver

Mensagens : 3
Data de inscrição : 17/07/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: As diferentes etapas da criatividade

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum