Ferramentas para a criatividade

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Na sua opinião, qual seria a melhor ferramenta de criatividade descritas no texto para utilizarmos no projeto do mobiliário?

30% 30% 
[ 3 ]
20% 20% 
[ 2 ]
10% 10% 
[ 1 ]
0% 0% 
[ 0 ]
10% 10% 
[ 1 ]
10% 10% 
[ 1 ]
0% 0% 
[ 0 ]
10% 10% 
[ 1 ]
10% 10% 
[ 1 ]
0% 0% 
[ 0 ]
 
Total dos votos : 10

Ferramentas para a criatividade

Mensagem  Prof Clever em Sex Jun 26, 2009 8:49 pm

Das 12 ferramentas apresentadas no texto para criatividade, opine sobre as vantagens de cada uma das ferramentas.
avatar
Prof Clever
Admin

Mensagens : 12
Data de inscrição : 20/06/2009
Idade : 38

http://designetfar.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ferramentas de criatividade

Mensagem  Vagner Grasselli em Sab Jul 11, 2009 8:48 pm

Brainstorming: O poder criador da mente. As pessoas se reúnem e falam sobre suas idéias, quanto mais melhor, tudo é viável. Não é para pensar no que falar, e sim falar qualquer coisa que vier na mente.

Sinética: Juntar elementos diferentes aparentemente não relacionado entre si, é um aperfeiçoamento do braintorming.É aplicada para solucionar problemas nunca vistos ou quando se quer fazer mudanças mais profundas em produtos ou processos.

Brainwriting: Evolução do braintorming, procura manter as vantagens e resolver os problemas das desvantagens. No brainwriting as pessoas escrevem sobre as idéias, após isso se reúnem para discutir e procuram uma idéia completamente nova, o que foi escrito é usado como fonte de inspiração.

Análise Paramétrica: É usado para comparar os produtos que estão sendo desenvolvidos com aqueles já existentes ou dos concorrentes. Analisando desde a forma, processos até matéria-prima, reciclagem.

Análise do problema: É aplicado para conhecer as causas básicas do problema e então traçar seus objetivos. Ai se faz a formulação do mesmo, esse processo leva a exploração e expansão do problema.

Anotação Coletiva: Essa técnica é usada com várias pessoas, elas anotam e criam várias idéias, e após certo tempo se reúnem e mostram as idéias para compartilhá-las, fazendo um brainstorming para discutir soluções propostas.

Análise Morfológica: É usada para estudar as combinações possíveis entre os elementos ou componentes de um produto ou sistema, assim conseguindo a melhor resposta para seu produto.

Mescrai: Aplicá-se para estimular possíveis modificações no produto, analisando ele desde idéias claras até, por exemplo, em reduzir o seu custo eliminando algumas peças desnecessárias, seu tamanho, matéria-prima.

Analogias: E uma forma de raciocínio, você aplica o seu produto em um outro diferente, já existente, mas com algumas características em comum. Aplicando em outro produto pode lhe abrir um campo maior de visão e pode dar várias soluções para o seu projeto em execução.

Votação: Após várias alternativas, idéias, é feita uma votação entre várias pessoas para escolher a ou as melhores idéias.Alguns pontos das idéias não escolhidas podem servir para dar alguma melhorada naquelas escolhidas.

Clichês e Provérbios: É usado para fugir um pouco do normal, que seria fica pensando em rpodutos, soluções, é usado ditados populares para dar um enfoque diferente.

Avaliação FISP (Fases Integradas da Solução de Problema): Para ter um sucesso ou um fracasso num produto, sempre é bom avaliá-lo, é um método muito usado. A FISP divide a solução dos problemas em fases e as considera individualmente.

E na minha opinião o braintoming é a melhor ferramenta de criatividade para o nosso projeto, pois nessa fase a gente se reuniu, imaginamos e separamos a casa por ambiente e começaram as idéias, e foi nessas idéias que bastante gente teve a inspiração para o seu produto, e nas outras fases é só o aperfeiçoamento dá ou dás idéias principais.


Última edição por Vagner Grasselli em Qui Jul 16, 2009 5:20 am, editado 1 vez(es)

Vagner Grasselli
Participação nos fóruns

Mensagens : 5
Data de inscrição : 08/07/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Elemetos chaves das diversas chaves do processos criativos

Mensagem  Rodolfo Godinho em Seg Jul 13, 2009 5:47 am

BRAINSTORMING; O brainstorming é uma chuva de idéias você acaba não ficando preso com suas idéias, e acaba desenvolvendo idéias muito loucas mais todas são validas é aquelas quanto mais melhor.
SINÉTICA; Baseia-se como o problema pode ser resolvido, com os estudos de bionica, para fazer analisés com os seres vivos.
BRAINWRITING; É mais ou menos parecedo com o brainstorming, só em vez das idéias serem desenhadas ela é composta por um grupo de pessoas menores mas dai elas escrevem as ideias num papel.
ANÁLISE PARAMÉTRICA; Seria para desenvolver algo mas pesquisando o comparativo,dos produtos existentes, baseando em algumas variavéis.
ANÁLISE DO PROBLEMA; Já diz o nome serve para conhecer as causas do problema,como voce pode resolver com uma possivél solução.
ANÁLISE COLETIVA; Um grupo de participantes é selecionado e cada um deles recebe uma prancheta onde é escrito o problema e sua possivél causa e solução, é recolhido esses papéis no final do dia, depois é feito uma análise da situação do problema.
ANÁLISE MORFOLÓGICA; Estuda todas as combinações possivéis, como se fosse um memorial descritivo mas com muito mais prescisão.
MESCRAI; É a sigla que diz, modifique aumente, diminua, elimine, substitua, possivéis modificações no produto com as idéias mais obvias.
ANALOGIA; Significa mais ou menos uma comparação com um outro objeto, mas em comun.
VOTAÇÃO; Também diz tudo né reune-se um grupo de pessoas com relações e alternativas causas modificações e etc, dai é feita uma votação das melhores idéias.
CLICHÊS E PROVÉRBIOS; Essa tecnica você foge um pouco do produto, mas você adapta o seu desenvolvimento em comparação com alguns provérbios.
ex:"antes tarde do que nunca"
Bom para min eu axo todos importantes mas um que se destaca mais é o brainstorming;porque com ele voce desenvolve seu pensamento acabando se soltando nao ficando preso aos problemas seu funcionamento, como se diz uma chuva de IDÉIAS.......


Última edição por Rodolfo Godinho em Seg Jul 13, 2009 6:30 am, editado 1 vez(es)

Rodolfo Godinho

Mensagens : 3
Data de inscrição : 09/07/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Etapas da criatividadade

Mensagem  edianealves em Qua Jul 15, 2009 6:41 pm

ETAPAS DA CRIATIVIDADE
Preparação;coleta de dados sobre o problema;
Geração de idéias: sair de opções óbvias e fazer bissociações;
Seleção de idéias; escolha da melhor idéia para a solução do problema;
Perfeição; avaliação periódica da capacidade de criação;

edianealves

Mensagens : 2
Data de inscrição : 13/07/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

FERRAMENTAS PARA A CRIATIVIDADE

Mensagem  edianealves em Qua Jul 15, 2009 6:59 pm

BRAINSTORMIN; o grupo senta e dá idéias de como resolver o problema;
SINÉTICA: se conserva a melhor idéia e se dá amplitude a ela;
BRAINWRITING; se conserva as vanrtagens e se reduz as desvantagens;
ANÁLISE PARAMÉTRICA: onde se faz as comparações qualitativas e quantitativas e classificatórias ,agrega aspecto particular ao produto;
ANÁLISE DO PROBLEMA: análise das causas do problema
ANOTAÇÕES COLETIVAS onde se troca informações
ANALISE MORFOLOGICA: analise decombinações entre elementos
MESCRAI: modifique elimine substitua e combine rearranje adapte inverta ( possiveis modificacoes do produto)
ANALOGIAS propriedades doobjeto sao transferidas para outro produto
VOTACAO: as melhores ideias sao votadas e se escolhe uma para trabalhar
CLICHES E PROVERBIOS sao usados para sair doconvensional
FISP fase de integracao da solucaodo problema se analisa cada parte em particular.
Todas as ferramentas sao interessantes porem cada uma delas tem suas particularidades. Eu gosto mt do brainstorming pois ele promove a integracao de todos e nos da amplitude....
da pra fugir do obvio e do convencional

edianealves

Mensagens : 2
Data de inscrição : 13/07/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

FERRAMENTAS PARA A CRIATIVIDADE

Mensagem  Fernando_Badim em Qui Jul 16, 2009 2:48 am

BRAINSTORMING: é nessa etapa que surgem as mais diferentes idéias, apesar de algumas não serem viáveis, isso não deve ser levado em consideração, pois a união de duas ou mais dessas idéias pode acabar surgindo uma muito boa!

SINÉTICA: é explorando o problema que vamos ter novas idéias. Devemos tentar converter esses problemas em soluções através de produtos.

BRAINWRITING: é semelhante ao BRAINTORMING, onde as idéias são escritas, e dessa mistura de idéias pode surgir algo muito bom.

ANÁLISE PARAMÉTRICA: através de produtos existentes, pode-se fazer uma comparação com os atributos dos produtos existentes e o seu, para se chegar á um resultado difente dos outros, mas em compenssação sem perder nenhuma qualidade, ao invés disso ganhando.

ANÁLISE DO PROBLEMA: através do problema encontrado, a pessoa pode pensar em como resolvê-lo, consequetemente o projeto sairá bom, pois irá resolver o problema além de trazer benefícios.

ANOTAÇÕES COLETIVAS: de um trabalho em grupo e com um tempo grande para geração de idéias, como no BRAINSTORMING e no BRAINWRITING, a junção de várias idéias pode ir uma execelente!

ANÁLISE MORFOLÓGICA: nessa análise se obtem pontos importantes de um projeto, como por exemplo, se um copo será feito de vidro ou plástico. É definido o material, o mecanismo que será utilizado, as alturas, larguras, comprimento, entre outros aspéstos.

MESCRAI: trata de possíveis alterações que podem ser feitas no produto, para que ele seja de uma melhor usabilidade.

ANALOGIAS: é a aplicação dos benefícios de seu produto em outro, isso fará com que possa lhe trazer novas idéias e melhorias.

VOTAÇÃO: uma das melhores maneiras de escolher o produto dentre as várias alterativas, pois alí será exposto o ponto de vista de outras pessoas e não só a de quem está desenvolvendo.

CLICHÊS E PROVÉRBIOS: é bastante interassante, pois através de provérbios conhecidos, pode-se analisar como a pessoa utilizará o produto.

AVALIAÇÃO FISP: separando os problemas fica mais fácil achar uma solução para cada. Acredito que isso faça com que a projeta seja mais fácil de ser desenvolvido.

Dentre as etapas citadas acho todas de fundamental importância, porém eu gosto do BRAISTORMING, pois possiblita as pessoas de fugirem do convencional e pensar um muitas "viagens", mas que se pararmos para analisar, dessas "viagens" pode surgir muitas idéias boas!

Fernando_Badim

Mensagens : 4
Data de inscrição : 27/06/2009
Idade : 28
Localização : Farroupilha

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ferramentas para a Criatividade

Mensagem  Luan Gomes em Qui Jul 16, 2009 4:47 am

Brainstorming: Ferramenta muito importante para criar e discutir as mais diversas idéias, ouvindo sugestões e opiniões de outras pessoas, buscando aprimorar ou mudar pensamentos inovadores de pensamentos convencionais.

Sinética: Ótima para não ficarmos bloqueados em idéias, formas ou produtos já existentes. A ferramenta ajuda a romper essas tendências e aumentar a capacidade de solução dos problemas com o uso das analogias.

Brainwriting: Interessante para dar o impulso necessário antes da etapa do brainstorming, podendo esperar mais dos integrantes do grupo na execução da mesma.

Análise Paramétrica: A análise paramétrica facilita no momento das idéias, decisões e melhorias que o seu produto precisa ter para atender e se diferenciar dos produtos existentes.

Análise do problema: Expande os problemas encontrados, a fim de obter mais opções possíveis para a solução dos mesmos.

Anotações coletivas: Suas vantagens estão em envolver muitas pessoas estimulando novas idéias para descrever as possíveis soluções dos problemas citados

Análise Morfológica: Analisa as alternativas que possam ser utilizadas na criação do produto encontrando as variáveis dos problemas e dividindo em classes para o melhor entendimento da escolha das soluções.

MESCRAI: Ferramenta ótima para ter princípios de idéias inovadoras ou adaptando melhorias aos produtos já criados.

Analogias: Tem como vantagem criar soluções ou uma forma semelhante dos problemas fazendo associações com objetos diferentes ou abstratos, mas que tenham características em comum.

Avaliação FISP: Avalia o problema muito além do produto, envolvendo diversas pessoas para poder buscar as soluções e tratá-los individualmente.


Com o conhecimento das ferramentas adquirido através do texto, gostei muito da apresentação da ferramenta MESCRAI, que realmente estimula as possíveis modificações dos produtos com seus termos e significados da sigla: Modifique, Elimine, Substitua, Combine, Rearranje, Adapte e Inverta.

Abraços,

Luan de Lima Gomes.

Luan Gomes

Mensagens : 2
Data de inscrição : 12/07/2009
Idade : 27
Localização : Farroupilha

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ferramentas para a criatividade

Mensagem  Deivid em Qui Jul 16, 2009 9:02 pm

Brainstorming: Tempestade de idéias ou agitação. Nessa etapa, representamos tudo o que passa em nossa mente relacionado à melhorias ou criações de produto, independendo se o produto imaginado funcionaria ou não.

Sinética: Um aperfeiçoamento do Brainstorming, com 5 ou 10 especialistas em áreas diferentes podendo variar conforme o problema proposto. O Líder não expõe o conceito principal pra não gerar idéias conservadoras o que facilita o trabalho, pois não se sabe com o que está lidando.

Brainwriting: Também evolução do Brainstorming, que por sua vez, tem o objetivo de expressar as idéias na forma escrita com texto. Ajuda bastante pois além de visualizar o seu produto na sua mente, já podemos ter idéia de funcionamento .

Análise Paramétrica: É uma forma de comparação entre o produto em questão e produtos semelhantes já desenvolvidos. Geralmente nessa etapa, já passamos a imaginar dimensões como tamanho, largura etc.

Análise do problema: Nessa etapa, o problema é explorado para identificar as suas metas e fronteiras. Definisse um caminho a ser traçado.

Anotação Coletiva: É uma espécie de anotações feitas por pessoas selecionadas q duram um determinado período (normalmente 30 dias), onde essas pessoas tem a meta de dar uma solução para o problema por dia. No final, as idéias são agrupadas e feito um novo

Análise Morfológica: Organizar as alternativas. Dividir por exemplo pelo material utilizado no produto. Uma técnica muito importante para mantermos organizado nosso projeto, nossas idéias e ainda pra não deixarmos cair no esquecimento idéias não anotadas.

Mescrai: É uma sigla q estimula alterações no produto. Melhorias nunca são demais desde que sejam realmente MELHORIAS. Redução de custo por exemplo se enquadra no Mescrai.

Analogias: Uma forma de raciocínio, onde encontramos semelhanças entre um determinado objeto e outro. Isso nos auxilia, por exemplo, a criarmos um produto com formas naturais onde lembramos muitas vezes formas da própria natureza.

Votação: Nessa etapa, os participantes democraticamente escolhem a melhor idéia. Isso normalmente desencadeia uma discussão ordenada, onde cada participante expõe suas preferências sobre os demais.

Clichês e Provérbios: Uma técnica que utiliza provérbios pra mudar o enfoque dos pensamentos. Utiliza-se essa técnica para justamente para fugir do normal.

Avaliação FISP (Fases Integradas da Solução de Problema): Para se obter sucesso é necessário dividir o problema em fases. É atribuído notas de prioridade a essas fases que são avaliadas e discutidas separadamente.

Dentre todas as ferramentas, considero indispensável o Brainstorming, pois nele esbanjamos idéias, sem se preocupar com mecanismos ou funcionamento. É essencial para desenvolvermos um bom produto
avatar
Deivid

Mensagens : 2
Data de inscrição : 09/07/2009
Idade : 27
Localização : Farrop's

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ferramenta para a Criatividade

Mensagem  Vânia Almeida em Qui Jul 16, 2009 9:13 pm

Brainstorming:Pensar, imaginar e falar,sem pensar se é possível fazer ou não.
Sinetica: É um aperfeiçoamento do Brainstorming das vantagens.
Analise Paramédica:Onde se faz as comparações e agrega aspecto particulares ao produto.
Analise do Problemas:Analisar possíveis problemas e soluções.
Analise Coletiva:Um grupo de pessoas que compartilham varias idéias e juntos trocam informações.
Analise Morfológica:Analise de combinações entre elementos.
Mescrai:Modifica-se, aumento, diminui, elimina, substitui.
Analogia:É a aplicação dos pontos positivos do produto em outro, para uma comparação.
Votação:Uma ótima maneira de obter criticas constritivas e opiniões de outras pessoas.
Chichês: É o produto a ser desenvolvido comparado ao provérbio.

Todas as ferramentas são importantes para ao desenvolvimento de um bom produto. Eu gosto de Brainstorming acho bacana trocar idéias é bastante produtivo e divertido. Abraço!

Vânia Almeida

Mensagens : 2
Data de inscrição : 16/07/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ferramentas para Criatividade

Mensagem  Tânia Babinski em Qui Jul 16, 2009 10:47 pm

Brainstorming:Chuva de idéias onde tudo é possível.

Sinética:É um aperfeiçoamento, como os problemas podem ser resolvidos.

Brainwriting: Mantem as vantagens e tentar diminuir as desvantagens.

Analise Paramétrica: Analise dos problemas para achar possíveis soluções.

Analise Coletiva: Um grupo de pessoas faz uma analise coletiva e troca informações para melhoria do produto.

Analise Morfológica: Analise de como vai ser o produto, forma,material.

Mescrai: Alterações feitas para a melhoria do produto a ser desenvolvido.

Votação: É a etapa onde verifica-se qual a aceitação do produto perante outras pessoas.

Chichês: É a comparação do que foi desenvolvido com provérbios já existentes.

Entre todas com certeza a que mais achei bacana é o brainstorming é onde extravasamos nossas ideias, muitas vezes pode perecer loucura para os mais conservadores, os inovadores podem achar grandes soluções.

Tânia Babinski

Mensagens : 2
Data de inscrição : 16/07/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ferramentas para a criatividade

Mensagem  bruna em Sex Jul 17, 2009 6:35 pm

Very Happy
Brainstorming:Nesta etapa vale todas as ideias que surgirem, quanto mais melhor.

Sinetica:Voce melhora o produto e tenta resolver os problemas que surgirem.

Braiswriting:Escrever, registrar as ideias relacionadas ao produto.

Analise Parametrica:Analisar o produto e tentar imaginar a solução para os problemas que tem nele, formas e medidas.

Analise coletiva:Juntar um grupo de pessoas e compartilhar as informações, de cada um do grupo.

Analise morfologica:Organizar as alternativas de um geito que possamos ver com que materiais o produito sera feito.

Mescrai:Melhorar o produto, tirando ou colocando material, vendo quais as melhores medidas, enfim.

Votação:Esta ferramenta é muito boa, pois recebemos criticas costrutivas das pessoas que estao analizando o nosso produto.

Chichês:É onde se utiliza proverbios para comparar ao produto, e ver aonde ele sera utilizado.

A ferramenta Brainstorming concidero a melhor, pois é dela que sai todas nossas ideias, e que depois podemos agregar elas ao nosso produto.

farao
abraço a todos...
(desculp a demora)

bruna
Participação nos fóruns

Mensagens : 5
Data de inscrição : 09/07/2009
Idade : 27
Localização : Farroupilha

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ferramentas para a criatividade

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum